Serviços

O Hugo trabalha com perfil diferenciado, tanto no atendimento que oferece diretamente ao paciente, quanto a seus familiares, respeitando a fragilidade emocional que normalmente envolve os casos graves que passam diariamente pela unidade de saúde. Para dar este suporte aos usuários, o hospital conta com os departamentos de Serviço Social e de Psicologia Hospitalar, que oferecem um atendimento humanizado aos familiares de pacientes. O objetivo do acolhimento é apoiar os parentes dos internos, dentro de suas necessidades específicas. As psicólogas e assistentes sociais estão preparadas para prestar apoio psicológico, informações sobre procedimentos médicos aplicados nos pacientes e orientações diversas.

A Seção de Nutrição e Dietética avalia individualmente as necessidades nutricionais e elabora cardápios de acordo com o quadro clínico de cada paciente. Mais de 1.500 refeições são servidas diariamente para pacientes, acompanhantes e colaboradores.

Em 2001, a equipe de microcirurgia iniciou seus trabalhos, realizando procedimentos como reconstituição de órgãos e reparação cirúrgica para proporcionar qualidade de vida aos pacientes. Atualmente, conta com três cirurgiões, além dos médicos residentes que auxiliam nos procedimentos. A duração média destas cirurgias é de até sete horas, onde os pacientes passam por mais de uma etapa na implantação ou reconstrução de órgãos. Muitos dos casos envolvem maior complexidade e tempo de internação. O hospital realiza reconstrução de membros inferiores, superiores, da face e até reimplantes.

A Residência Médica oferecida forma profissionais nas áreas de Clínica Médica, Ortopedia, Neurologia, Terapia Intensiva, Cardiologia, Anestesiologia, Geriatria e Cirurgias Geral e do Trauma. Além de permitir uma especialização de qualidade com treinamento e supervisão reconhecidos nacionalmente, o programa amplia a quantidade de atendimentos e melhora o serviço prestado à população

A Residência Multidisciplinar oferecida forma profissionais nas áreas de Cirurgia Bucomaxilofacial, Serviço Social, Nutrição, Fonoaudiologia, Farmácia, Fisioterapia, Psicologia e Enfermagem.

A Divisão de Ensino no Hospital de Urgências de Goiânia (HUGO), desenvolve suas atividades desde o ano de 1993, cujo objetivo consiste em coordenar e empreender as seguintes atividades voltadas para o ensino, sendo responsável pelo desenvolvimento das seguintes atividades:

Estágios
Constitui um importante campo de prática para os cursos de graduação, pós-graduação e nível técnico da área da saúde. Os objetivos do estágio na formação dos estudantes é mais que uma aprendizagem prática, é mais que associar teoria e prática, é um momento de construção de identidade profissional, de desenvolvimento de estratégias de enfrentamento saudáveis frente aos estressores típicos das profissões do campo da saúde. Propicia o desenvolvimento de competências interpessoais importantes para a vida pessoal e profissional com sérias repercussões para sua qualidade de vida e da população que é alvo de sua escolha profissional.

A experiência do estágio é um dos processos pelos quais os acadêmicos passam em toda a sua formação para a vida profissional e extremamente importante para a formação integral do acadêmico, pois cada vez são mais exigidos profissionais com habilidades e bem preparados. Tal experiência resulta em uma oportunidade para conduzir sua escolha profissional correspondente com sua aptidão técnica.
Atualmente o Hugo recebe estudantes de Graduação das IES: Universidade Federal de Goiás/UFG, Pontifícia Universidade Católica de Goiás/PUC, Faculdade Estácio de Sá, Universidade Alfredo Nasser/UNIFAN, Faculdade Unida de Campinas/UNICAMPS, Universidade Estadual de Goiás/UEG, UNIEVANGÉLICA, Faculdade CGESP, Universidade de Rio Verde/Unirv, Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos/IMEPAC. Na pós-graduação as Instituições Instituto Nacional de Cursos/INCURSOS, Centro de Especialização em Enfermagem e Nutrição/CEEN e o Instituto HEALTH. O estágio de formação técnica conta com as escolas; Centro de Educação Sena Aires, Escola Irmã Dulce, Instituição de Ensino Charles Babbage/UNIORKA, Colégio Vitória, Instituto Tecnológico do Estado de Goiás/ITEGOSS, Instituto Federal de Goiás/IFG, Colégio Ana Neri, SENAC e Colégio Noroeste.
Os estágios são efetivados mediante convênios devidamente formalizados entre as Instituições de Ensino e a Secretaria de Estado da Saúde.

Sistema de Avaliação do Estágio
O Sistema de Avaliação do Estágio, foi desenvolvido com intuito de conhecer e medir a satisfação dos estagiários durante o período em que estiveram no hospital, em relação ao processo ensino aprendizagem, condições estruturais da unidade, relação professor/aluno e outros. Esta avaliação tem caráter confidencial e os resultados são apresentados anualmente aos gestores da unidade e supervisores das escolas, contribuindo assim para a revisão e melhoria contínua dos processos de trabalho.
Este sistema de avaliação está em funcionamento desde o ano de 2014, sempre apresentando excelente nível de satisfação pelos estudantes das escolas conveniadas. Em anexo, apresentamos o resultado da Pesquisa de Satisfação do Estágio referente ao ano de 2016.

As visitas técnicas objetivam a atualização acadêmica e o conhecimento, através da observação de atividades e situações da rotina profissional em tempo real, junto aos diversos serviços e unidades do complexo hospitalar. As visitas são solicitadas por Instituições de Ensino e realizadas mediante acompanhamento de um colaborador da unidade, devidamente autorizadas pela Diretoria Técnica do hospital. Em média são realizadas 35 visitas técnicas anualmente.

O hospital participa do Programa Bolsa Universitária do Governo de Goiás, através da oferta de vagas para prestação de serviços nos diversos setores na unidade. Tal Programa objetiva oferecer bolsas de estudos aos estudantes das instituições de ensino superior privadas, conforme a Lei Estadual 17.405 de 06/09/2011.