Em apoio à Campanha que alerta a população sobre a prevenção do câncer de mama e de colo do útero, hospital recebe chuva de pétalas e doa rosas para público local. Ação foi realizada com parceiros externos

O Hospital de Urgências de Goiânia (HUGO) teve uma tarde inédita em sua história. Nesta quinta-feira (17), um helicóptero jogou pétalas de 1 mil rosas sobre a unidade de saúde, em apoio à Campanha Outubro Rosa. Para fechar o evento, a presença da motoqueira Cleres Bisol e sua cadela Layka, do grupo Ladies do Bem, e distribuição de rosas para os colaboradores da instituição. A realização da iniciativa foi possível devido a parceiros do setor privado.

De acordo com a assessoria de imprensa da unidade, a iniciativa se faz necessária visto que, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), somente em 2018, foram diagnosticados cerca de 60 mil novos casos dessa patologia, com quase 17 mil óbitos em decorrência da doença, sendo que 16.724 eram mulheres. Diante disso e, considerando que as mulheres correspondem a, aproximadamente, 70% do corpo de pessoal do HUGO, a ação teve o objetivo de mobilizar pessoas para que sejam tocadas pelo assunto e, consequentemente, cuidem mais da própria saúde.

A instituição está iluminada de rosa para, em sua grandiosidade, chamar a atenção dos que circulam naquela redondeza. O HUGO tem um grupo de quase 2 mil colaboradores e realiza cerca de 6 mil atendimentos de alta e média complexidade. “Assistimos os casos mais graves de Goiás, pois isso, precisamos cuidar também dos nossos funcionários. Isso os distrai, mas também leva o alerta de que eles precisam se cuidar. Sem contar que é sabido que o HUGO é uma instituição de todos os goianos, por isso, merece uma ação grandiosa assim”, pontua a coordenadora do Departamento Psicossocial do HUGO, Flávia Zenha.


Apesar da beleza e da peculiaridade dessa iniciativa, não foi gasto dinheiro público para colocá-la em prática. A realização do evento foi possível devido a participação de parceiros externos que reconhecem a dimensão e a importância do HUGO à saúde goiana. Centro de Excelência em Oxigenoterapia Hiperbárica de Goiânia (CEOHG), Clínica de Ortopedia e Traumatologia (COT), Clínica Tassara, Instituto Ortopédico de Goiânia (IOG), Mega Force Academia, Vita Fitness, Maxmedical equipamentos e Distribuidora de Flores Cidade Jardim auxiliaram nessa ação.